Para tratar do ronco e apneia!

Compartilhar

O incômodo de roncar, para muitos, não tem solução. Para uns só com cirurgia e para outros, com cirurgia melhor deixar como está, para tormento dos que com o ronco tem que conviver, que não o próprio roncador, porque este, por estar dormindo não percebe o quanto ronca e não tem seu sono atrapalhado ou inviabilizado pelo zumbido contínuo e constante a que são submetidos ou torturados seus companheiros e companheiras. De uma forma simples, para ser mais bem compreendido, o roncar é a vibração de membranas no interior da cavidade oral, que pela idade e pelo aumento de gorduras na região, ou mesmo devido ao estreitamento das vias aéreas por problema postural da mandíbula, que vibram mais ou menos, na entrada ou na saída do ar, principalmente dos respiradores bucais. Com os anos, estas membranas vão se tornando mais flácidas, provocando um aumento da região susceptível de vibrações, fazendo com que o roncar seja cada vez mais intenso e forte. Por ser involuntário é totalmente incontrolável, sendo às vezes, um pouco atenuado com uma mudança de posição de quem está roncando, por alterar a posição dos tecidos que estavam vibrando.
Existe tratamento para a ronco e apneia do sono? Obviamente que sim, existem várias formas de tratamento, assim como existem várias causas para ronco e apneia do sono, dentre elas estão os aparelhos para reposicionar a mandibula, liberando desta forma maior espaço para a passagem de ar, os CPAPs, impulsionando o ar sobre pressão para as vias aéreas do paciente e a cirurgia ortognática nos casos de deficiência de crescimento mandibular, dentre outros.
Se você já recebeu comentários de que costuma roncar, pergunte ao seu dentista se ele trata esse tipo de problema, se não, poderá indicar algum colega que trate do ronco e apneia do sono.