Hipersensibilidade dentária!

Compartilhar

         Sensibilidade Dental!

Você é uma das muitas pessoas que recusam água gelada no restaurante ou esperam a xícara de café esfriar antes de dar um golinho para que os dentes não doam? Ou você precisa de uma delicadeza especial ao escovar os dentes, passar fio dental ou mastigar?

Talvez você tenha dentes sensíveis, uma das causas mais comuns de queixas de saúde bucal entre os pacientes. Mas existem várias estratégias que você pode usar para ter de volta o seu sorriso.

A sensibilidade geralmente ocorre quando a dentina de um dente é exposta ao calor, ao frio ou à acidez. Normalmente, a dentina sensível é protegida por esmalte ósseo acima da linha da gengiva e por cemento abaixo dela. Entretanto, se essas camadas de proteção forem danificadas ou desgastadas, o resultado poderá ser hipersensibilidade e desconforto ocasional.

Causas

Existem muitas causas associadas a essa condição bucal, incluindo:

  • Esmalte desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte;
  • Erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidos;
  • Erosão dentária devido à bulimia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE);
  • Retração da gengiva que deixa a superfície de sua raiz exposta.

Tratamento

Atualmente, tratamos os problemas de sensibilidade dentinária em um dente ou em grupos de dentes em quatro sessões através de técnica que consiste em desinfecção da área e obliteração dos canalículos dentinários.