EROSÃO ÁCIDA, O MAL DO SÉCULO XXI!
Você é o que você come. A ingestão de comida e bebida certas, assim como a forma de comer ou beber, são importantes para sua saúde e de seus dentes. O consumo de alimentos demasiadamente ácidos pode levar ao desgaste do esmalte (a camada que recobre externamente os dentes) e expor a dentina, que está logo abaixo do esmalte.
A EROSÃO ÁCIDA é a perda da superfície externa do dente conhecida como esmalte, causada por fatores intrínsecos, proveniente de ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos, por exemplo, refluxo ácido, anorexia, bulimia e extrínsecos, dieta, principalmente a dieta moderna.
Dentre os sintomas da erosão ácida podemos destacar: sensibilidade, descoloração do dente, dentes arredondados, translucência nos dentes da frente e lesões em forma de taça.
Os alimentos que mais contribuem para a erosão ácida são os que apresentam ph baixo: suco de limão, uva e bebidas gasosas.
Como minimizar os efeitos da erosão ácida?
Evite escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas, porque é nesta fase que o esmalte encontra-se mais vulnerável. O ideal é escovar os dentes pelo menos uma hora após as refeições.
Caso você apresenta alguns desses sintomas, consulte seu dentista.
Sorrisos bonitos abrem portas!