Esta é uma das vantagens de quem vai regularmente a seu dentista. É uma maneira segura de se fazer economia, gastando pouco. A saúde bucal é como um automóvel. No automóvel, se ele faz um barulho e vamos ao mecânico no dia, por uns poucos reais o conserto está feito. Se deixarmos, em alguns meses os defeitos irão se acumulando e estamos sujeitos a, de uma hora para outra, ficarmos parados na rua ou na estrada, sendo que isto equivale a um dente que venha apresentar um problema e a resolução desse problema seja adiada, resultando em uns dias sem trabalhar por conta dessa intercorrência.
O segredo é sermos disciplinados com a saúde bucal. Uma boa maneira de fazê-lo é combinar, com seu dentista, e marcar sempre a próxima consulta, ainda que esta seja com seis meses ou um ano depois, de acordo com o tipo de paciente que você é (quem é mais cuidadoso e eficiente na higiene bucal, só voltará um ano depois) e pedir para ele avisá-lo um ou dois dias antes desta consulta longínqua. Se sua família concordar, faça-o com toda ela, tendo um mês certo para tal, que pode ser o das suas férias, ou não.
A primeira vantagem desta estratégia, é a economia de tempo, visto que os tratamentos longos demoram horas em cada consulta, dias e até meses para terminá-los. A segunda vantagem é que você nem sente tratando assim, porque neste caso, os procedimentos a serem feitos são pequenas e a maioria sem anestesia, por nada doerem. A terceira, quase desconsiderada, é a financeira. Desconsiderada se a compararmos com os altos custos dos tratamentos longos. Altos, porque envolvem procedimentos que requerem várias especialidades, aumentando a complexidade e a logística de atendimento. Como última vantagem, a segurança que você tem, de nada vir a ter nos próximos seis meses, sendo esta a única maneira de um dentista poder efetivamente, garantir seu trabalho, pois, neste caso, ele estará contando com a sua participação na manutenção de sua saúde bucal.
Portanto, não espere um problema aparecer, se já passa de seis meses que você não visita o seu dentista, não procrastine, agende uma avaliação, nem que seja para uma simples limpeza, porque nessa ocasião ele poderá diagnosticar algum possível problema. Sabendo que, é com a prevenção que seus custos com dentista serão reduzidos consideravelmente.