Facetas ou lentes de contato dentais?

Compartilhar

A era da autonomia chegou aos nossos dias, já pensou carros andando nas ruas sem ninguém ao volante? Pois estamos muito próximos desse advento, inclusive com esses carros sendo testados em várias partes do mundo.
Pois bem, com a Odontologia não é diferente, esse desenvolvimento tecnológico também está presente no dia a dia dos consultórios odontológicos e das pessoas em geral, através da tecnologia, essas informações extrapolaram os muros das universidades e estão a um clique de qualquer pessoa. Praticar a odontologia moderna nos dias de hoje, requer dos profissionais que a exercem, além de conhecimento científico e habilidade, conhecimento em tecnologia digital, aliada a outras ferramentas para diagnosticar, planejar de uma forma reversa, através de perspectivas como vai ficar o novo sorriso, tanto no que se refere a função(mastigação), como a estética.
Obviamente, toda essa mobilização chegou a Odontologia Estética de uma forma mais representativa com o uso de lentes de contato dentais e facetas laminadas. E agora, qual escolher? Como todos os procedimentos na área de saúde, o bom senso está direcionado para procedimentos minimamente invasivos, onde a preservação de estruturas dentais, é a primeira opção. Portanto, a principal diferença entre facetas e lentes de contato está na espessura da peça protética, onde a primeira, é mais espessa e está indicada para dentes manchados, com grandes restaurações, aumento do comprimento, fechamento de espaços, dentre outros. Em relação às lentes de contato, bem mais finas, estão indicadas para quando houver alteração de forma, pequenas mudanças de cor, diastemas (espaçamento entre os dentes) e triângulos interdentais escuros.
Cabe ressaltar, que existem casos em que precisa executar pequenos desgastes com base em evidências científicas e nos princípios da Odontologia minimamente invasiva, com o objetivo de garantir longevidade e previsibilidade clínica e estética.
Por fim, gostaria de encerrar essa matéria, recomendando que procure o seu Dentista para maiores informações, porque, a saúde bucal aliada a estética do sorriso no contexto da harmonia facial, é fundamental para que o ser humano se sinta bem e tenha sua autoestima elevada.
Vicente Alexandrino,
Base científica multidisciplinar para uma prática clínica de sucesso!